top of page

 

As linhas de pesquisa se caracterizam por temas socioambientais, considerando as dinâmicas sociais e ecossistêmicas e os impactos territoriais das ações de planejamento e gestão sobre esses sistemas.

Espaços territoriais protegidos

O objetivo da linha é tratar temas institucionais, técnicos e territoriais envolvidos na definição e implementação de áreas especialmente protegidas.

Recursos hídricos e território: planejamento e gestão integrada

A gestão de recursos hídricos pode ser abordada de forma setorial ou da forma como preconiza a Política Nacional de Recursos Hídricos, ou seja, de forma integrada. Dentre das possíveis integrações, é prevista a articulação com o desenvolvimento e o planejamento do uso do solo. O objetivo da linha de pesquisa é buscar os limites e os avanços desta integração no caso brasileiro e internacional.

Gestão de impactos socioambientais da infraestrutura

A linha pretende abordar os impactos socioambientais da infraestrutura e a forma como estes são identificados, avaliados, compensados ou mitigados e a forma como se dá a governança destes pelos agentes do estado e da sociedade.

Território e riscos

A linha pretende acumular desenvolvimento, pesquisas e discussões sobre a relação entre as políticas e práticas relacionada ao planejamento urbano e regional às políticas relacionadas ao risco, em especial a Lei 12.608/12.

bottom of page